Projeto Pedagógico

Aprendizagem por Projetos, Indicadores e Metodologia

A proposta de aprendizagem por projetos no Cantinho do Céu é uma metodologia de trabalho que possibilita que a identidade e a cultura da infância possam fazer parte dos indicadores e os campos de experiência na jornada da criança. O currículo emerge da curiosidade, do encontro entre o velho e o inovador, do processo de diálogo, planejamento e trocas constantes. 

A partir da problematização e trabalho com projetos, o aluno passa a ser co-autor de sua aprendizagem, decidindo e comprometendo-se com a mesma, assumindo responsabilidades, sendo agente do saber, construindo e produzindo um conhecimento com sentido e utilidade. Todas as atividades no Cantinho são definidas de acordo com os interesses das próprias crianças. Para isso, a equipe pedagógica adapta o currículo o tempo inteiro às necessidades dos grupos. O trabalho é guiado por um tema central de pesquisa, significativo, assim desencadeando todo o aprendizado.

 

A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos disciplinares. As crianças desenvolvem habilidades não-cognitivas, ou sócio emocionais que são fundamentais para a formação integral.

Conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar e trabalhar em equipe. Mais do que conteúdos e informações, a aprendizagem por projetos estimula nas crianças o pensamento científico, atitudes de pesquisadores e pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam, interagem, acolhem e vão buscar em conjunto com os colegas, as respostas sobre o que desconhecem.